segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Marley & Eu



EUA, 2008
Título original: Marley & Me
Comédia - 120 min
Direção: David Frankel

Sinopse
Indeciso sobre ser pai, um homem aceita a sugestão de um amigo e adota um pequeno cachorro, que logo cresce bem mais do que o esperado. Com Owen Wilson, Jennifer Aniston, Alan Arkin e Kathleen Turner.

Cada vez mais admiro o trabalho de diretores que trascrevem nas telas as cenas que nascem em nossas cabeças quando lemos boas histórias. David Frankel, diretor de Marley & Eu - adaptação do best-seller homônimo de John Grogan -, entrou para essa minha lista (ao lado de Stanley Kubrick e Sean Penn). Frankel há havia mostrado sua competência em O Diabo Veste Prada, outra adaptação que fez sucesso nas telas.

Vamos ao filme: A história é narrada de forma suave e linear. Em nenhum momento é massante e repetitiva (como em alguns filmes em que o diretor se preocupa em usar o livro como roteiro final, sem fazer muitas alterações).


Os donos do cativante cão Marley, interpretados por Owen Wilson (John Grogan) e Jennifer Anniston (Jenny Grogan) funcionam bem em cena e divertem o expectador. Os personagens que não estão no livro - como o editor do jornal em que John trabalha, interpretado pelo veterano Alan Arkin (o vô doidão de Pequena Miss Sunshine), e o amigo bonitão de John (Eric Dane) dão suporte à história e completaram o elenco de apoio.

Aliás, o protagonista da história - o amigável labrador Marley -, reina diante seus parceiros humanos. O cão que o interpretou um sua fase final é, certamente, melhor ator que muita gente que faz novela na Globo.

O filme faz rir, chorar e pensar sobre o real sentido da palavra família. Entretenimento para todas as idades, Marley & Eu merece as milhares de pessoas que lotaram as salas de cinema desde sua estreia.

Xenda Amici

Nenhum comentário: