quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamim Button


EUA, 2008
Título original: The Curious Case of Benjamin Button
Drama - 166 min
Direção: David Fincher

Sinopse
Um bebê nasce com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos 80 anos. À medida que envelhece em idade, seu corpo rejuvenesce. Dirigido por David Fincher (Zodíaco) e com Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Tilda Swinton e Elias Koteas no elenco. Recebeu 13 indicações ao Oscar.

Quinze anos após o mundo conhecer a história de um homem com QI baixo que se torna herói nacional, conhecemos a vida de um outro homem que nasce velho e vai rejuvenescendo até sua morte. Aparentemente, as duas histórias pouco têm um comum. Mas, a forma como as duas são contadas apresentam inúmeras semelhanças. Contudo, nada é coincidência. O Curioso Caso de Benjamin Button, dirigido pelo ótimo David Fincher (Se7en e Clube da Luta), é uma adaptação de um conto homônimo escrito no início do século XX. O roteiro foi escrito por Eric Roth, mesmo roteirista do premiado Forest Gump – O Contador de Histórias.

Nem o roteiro – que segue o mesmo caminho de Forest Gump – nem o estilo de narração adotado – a história é contada a partir da leitura de um velho diário – atrapalham o sucesso do filme. O modelo clichê conquista o espectador e o deixa entretido nas quase três horas de filme – que não me incomodaram nem um pouco. Em umas críticas que li, as maiores reclamações sobre este longa eram os 30 minutos finais. Li em muitos artigos que estes minutos eram desnecessários e cansativos. Mais um vez, isso não me incomodou nem pouco. Ao contrário de muitos filmes que são perfeitos até ter um desfeixo decepcionamente, O Curioso Caso acaba em seu tempo certo.


A história emociona e faz refletir sobre a vida e a morte. É para sair do cinema pensando em amores e perdas. Mas não nos sentimos forçados a abrir o berreiro no meio da sala. O filme apresenta essas questões de forma natural, inocente e, por vezes, engraçada, sob o olhar de um menino com carcaça de velho, e um senhor com pinta de garotão.

Os efeitos visuais e as atuações estão ótimas. A fotografia e a edição merecem destaque. O roteiro foi feito com uma receita que já fez sucesso. A direção é meticulosa e, como sempre, inovadora. Brad Pitt prova – pela milionésima vez – que é um grande ator. A fantasia dá um toque surreal à realidade. Simples e emocionante.

Xenda Amici

O vídeo abaixo compara os filmes Forest Gump e Benjamin Button. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: