domingo, 8 de março de 2009

Quem quer ser um milionário?


ING, 2008
Título original: Slumdog Millionaire
Drama - 120 min
Direção: Danny Boyle

Sinopse: Jamal K. Malik é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Qual a receita para um filme de sucesso? Bons atores, equipe técnica competente, orçamento grandioso e efeitos especiais são alguns dos ingredientes que, certamente, muitos críticos e adoradores de cinema apontam como essenciais. Para mim, o que faz um filme ser inesquecível é a sensibilidade e a criatividade em que a história é contada. Quem quer ser um milionário? surpreende por reunir componentes que o marcam pela qualidade técnica e, principalmente pela simplicidade.


Com um orçamento modesto (US$15 milhões), o longa atraiu todas as atenções do mundo cinematográfico após faturar mais de 60 prêmios, incluindo as 8 estatuetas do Oscar. A produção anglo-indiana, dirigida pelo diretor Danny Boyle (A Praia, Transpotting), é baseada em um roteiro adpatado do livro Q&A (2006), escrito pelo indiano Vikas Swarup e estrelado por atores ingleses e indianos desconhecidos do grande público.

Os bons investimentos não param por ai. A trilha sonora marcante e original é, sem dúvida, o melhor dos acertos do filme. A mistura de músicas típicas indianas com elementos eletrônicos modernos transportam o espectador para o mundo do narrador Jamal, menino pobre das favelas indianas, o slumdog do título original (termo que pode ser traduzido para o português como "favelado").

Todos adoram comparações. Então, aí vai uma: Quem quer ser um milionário? tem elementos que lembram o brasileiro Cidade de Deus. Aliás, Boyle declarou apreciar o trabalho do cineasta Fernando Meirelles. Serão as semelhanças apenas coincidências?

Boas histórias não precisam ser maquiadas com efeitos especiais mirabolantes ou reviravoltas complicadas. Boas histórias precisam ser bem contadas. Neste quesito, Quem quer ser um milionário? está bem servido: os ingredientes para um bom filme estão na medida certa.

Xenda Amici

Nenhum comentário: