quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GridHouse - Planeta Terror


É triste como as coisas demoram a acontecer no Brasil.
Tudo bem que nossa cultura é diferente, mas deixar um filme que estreou dia 6 de abril, estrear no final do ano, é sacanagem com a gente.
Mas enfim...
Planeta Terror é a segunda parte do projeto encabeçado pelos mestres Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, que tiveram a brilhante idéia de relembrar aquelas seções antigas de filmes B de terror. E é isso que PLANETA TERROR é, um terror tipo B, mas isso não é sinal de coisa ruim, pelo contrário, filme B é sinal de originalidade com baixo orçamento.
A historia de Planeta Terror é clichê, como outros filmes do gênero: uma arma química é acidentalmente jogada no ar transformando, misteriosamente, as pessoas em zumbi.
O filme tem todos os ingredientes de um filme Trash dos anos 80, começando pelas introduções que têm um excelente e engraçadissímo trailer de um filme fictício chamado MACHETE, que em certos momentos temos a impressão que é de verdade A imagem do filme contém pequenos erros de projeção, como nos filmes antigos, mesmo pessoas que não viveram a época deste tipo de filme sentem uma nostalgia com as introduções, que mostram a classificação do filme e os nomes dos atores.
As atuações estão muito bem trabalhadas, canastrões e mocinhas indefesas acabam se tornando armas de matar. Por falar em armas de matar, o grande destaque é da ala feminina do filme, em que temos a atriz Marley Shelton, que faz uma médica que tem uma relação extraconjugal lésbica com a cantora Fergie (que tem uma morte que merece ser vista), além de Marley o grande destaque é para a estrela do filme, Rose McGowan(da série Chamed e do filme Pânico de Wes Craven), a personagem de Rose, Cherry, é a grande mocinha/heroína da história, junto com Wrey (Freddy Rodriguez, de Sonhadora), que tem momentos ótimos de humor no filme.Também não podemos deixar de falar da participação do "Robert" Tarantino e Bruce Willis, que é o grande vilão do filme. A nojeira, como em todo filme trash, está presente, e divide a expressão "que nojo" com risos.
Planeta Terror não é pra ser levado totalmente a sério, é um filme que tem como objetivo homenagear os grandes filmes antigos de terror. Desde já, o projeto Grindhouse é um grande épico e um marco no cinema moderno, que tem como novos mestres Tarantino e Rodriguez.
Agora é só esperar a outra parte que infelizmente só 2008!!!
Pelo o que se propõem, e pela audácia de todos os envolvidos, de atores a produtores, o filme merece uma louvada.

NOTA:8
POR RUBENS DE FARIAS





Um comentário:

Mike disse...

confesso
não quis esperar, assisti aos dois assim que sairam em DVD nos EUA
e devo dizer que não fiquei tão satisfeito como você. Durmi duas vezes durante PLANETA TERROR, a única coisa que me chamou a atenção foi a Rose (confesso tb, que não lembrava dela no PÂNICO) mas mesmo assim ela não salva o filme.
PS.: vale a pena esperar pra ver o do Tarantino na tela grande, o DEATH PROOF é simplesmente maravilhoso