segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Leões e Cordeiros (Lions for Lambs)




Lions for Lambs - 2007
Direção: Robert Redford
92 minutos aprox.

Sinopse: Um senador pretende lançar uma nova estratégia para o combate dos Estados Unidos no Afeganistão, mas precisa da ajuda de uma jornalista para divulgá-lo. Dirigido e estrelado por Robert Redford (Lendas da Vida), com Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña e Derek Luke no elenco.

Quando vemos o nome do filme, os posters e, principalmente, os atores, isso tudo aliado a um tema polêmico, já imaginamos que aí já vem mais um novo filme para disputar o Oscar. É essa a sensação ao batermos os olhos em Leões e Cordeiros, mas isso é meramente ilusão, o filme não é ruim, mas precisaria muito mais para pelo menos pensar em indicação.
A historia é bem bacana, pois expõe os dois lados da guerra do Iraque, que dura mais que a Segunda Guerra Mundial, isso é muito bem explorado pelo roteirista, que acaba colocando algumas doses de patriotismo, que acaba sendo aceitável. As três historias paralelas são bem maduras e têm momentos que fazem a gente refletir e ver qual o lado que está certo nessa palhaçada toda. Robert Redford não inova como diretor e fica naquele arroz com feijão que dá certo até certo ponto. O filme no começo é arrastado, (vi vários espectadores bocejando durante a primeira meia hora), e quando o filme começa a engrenar, ele está perto do fim, deixando até mesmo uma sensação de vazio no filme, que tem um lado bom, a reflexão que, inconscientemente, acabamos fazendo perante esse assunto polêmico. As atuações são rasas, apenas se destacando a ótima Meryl Streep, que dispensa comentários, mas que pode até ter sido prejudicada pela direção. É ela a que tem as melhores cenas do filme, Meryl faz a gente parar de bocejar e dá vida as cenas monótonas com o desesperado por um Oscar Tom Cruise. Os coadjuvantes ,às vezes, acabam roubando certas partes do filme, como por exemplo, uma cena na qual os jovens discutem sobre a guerra. O filme é morno, e não é de todo ruim, tem um roteiro muito bem feito, porém mal executado. O filme é mais uma visão da guerra, dessa vez tentando ser a mais imparcial possível.


Rubens de Farias

Nenhum comentário: