segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Hairspray - Em busca da fama



2007, EUA
Direção: Adam Shankman
Musical/Comédia
117 min

Que a indústria cinematógrafica norte-americana adora produzir remakes, todo mundo está careca de saber. Adaptações de musicais da Broadway nas telinhas, nem se fala. A fórmula de sucesso casou em Hairspray – Em busca da fama, que é uma refilmagem de Hairspray – E éramos todos jovens, de 1988, baseado no musical homônimo da Broadway.
De cara, o filme parece ser mais um musical de adolescentes dançantes, que requebraram e cantam sem parar aquelas músicas empolgantes que entram em sua cabeça e demoram aproximadamente duas semanas pra sair. Esse tema, que normalmente é enredo de muitos filmes do gênero, se dissolve em meio a uma temática bem mais séria e engajada.
A história se passa no início dos anos 60, na cidade americana de Baltimore. A personagem principal, Tracy Turnblad, interpretada pela estreante Nikki Blonsky, é uma gordinha simpática e cheia de idéias revolucionárias, que sonha em ser dançarina do programa de televisão Corny Collins Show. O choque central do filme se dá quando Tracy percebe que está fora dos padrões impostos pela sociedade conservadora, que nessa época ainda cultivava parâmetros da década de 50.
Em uma sociedade segregada, onde negros e brancos não dividem o mesmo espaço, Tracy luta pela unificação das duas raças e acaba se engajando na causa. É ai que começam os conflitos entre a malvada diretora da emissora de TV, Velma Von Tussle (Michelle Pfeiffer) e a cantora e apresentadora Motormouth Maybelle (Queen Latifah).
Ao longo da história, são apresentadas outras personagens cativantes, como os divertidos pais de Tracy: Wilbur Turnbad, vivido pro Christopher Walker, e Edna Turnblad, interpretada por John Travolta, que se travestiu de mulher para viver o papel. Travolta teve seu brilho ofuscado pelo resto do elenco, e não fez jus às expectativas postas sobre ele. O elenco conta ainda com Amanda Bynes, que tem uma voz bem fraquinha, e Zac Efron (High School Musical), o bam bam bam dos musicais adolescentes do momento. O grande destaque vai para a novata Nikki Blonsky, perfeita para a personagem.
As músicas são empolgantes e casam de forma harmoniosa com o texto, ao contrário de alguns musicais que se tornam cansativos e sem nexo. Musical pipocão clássico norte-americano, bom para ver com a família no domingo. Tem pinta de ganhador de Globo de Ouro e indicado ao Oscar.

Xenda Amici


Um comentário:

Mike disse...

yeah baby
i love it!
muito bom esse filme, vale a pena ver e rever