quinta-feira, 24 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas



EUA, 2008
Título original: The Dark Knight
Aventura - 142 min
Direção: Christopher Nolan

Sinopse
Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

A fatídica morte de um ator do elenco meses antes da estréia do filme e uma campanha de marketing viral, que incluiu banners, com frases ditas pelos personagens da trama, espalhados pelas ruas dos EUA, fez com que Batman – O Cavaleiro das Trevas, faturasse mais de US$ 200 milhões no primeiro final de semana de exibição, e batesse o recorde de Homem-Aranha 3 (US$ 151 milhões).

A segunda sequência sob direção de Christopher Nolan (Amnésia, O Grande Truque) traz poucas referências a Batman Begins, já que este se encarrega de contar como o playboy Brune Wayne se tornou o justiceiro mascarado, protetor de Gothan City.

Ok! Vamos ao que interessa: Tamanho sucesso e popularidade do longa pode ser resumido em uma palavra: Coringa. Quem assistiu ao filme, com certeza tem arrepios só de ouvir falar este nome (ou ficou completamente hipnotizado e encantado pela maluquice fundamentada do personagem, como foi o meu caso).



Confesso que vi o filme duas vezes para assimilar melhor os detalhes da trama. Meu amor pelo Coringa de Heath Leager foi à primeira vista, mas fui conhecendo sua essência aos poucos. A anarquia e o sadismo do vilão casaram perfeitamente com os trejeitos, tom de voz e maquiagem escolhidos pelo ator, que pôde provar a todos, em seu último trabalho completo, sua genialidade.

Após a primeira aparição de Coringa, é inevitável conter a ansiedade de vê-lo novamente. As cenas em que ele não aparece são cheias de falatórios cansativos, como os travados entre o promotor candidato a herói, Harvey Dent (Aaron Eckhart) e o tenente James Gordon (Gary Oldman). Os veteranos Morgan Freeman, que interpreta Lucius Foz e Michael Caine, como o fiél mordomo Alfred, repetem os papéis vividos em Batman Begins e dispensam comentários.

E o Batman? Ah, o Batman está com um sério problema na garganta, que não sara até o fim do filme (sua voz exageradamente grave chega a irritar em alguns momentos). Christian Bale é um bom intérprete para o papel (é difícil fugir do estereótipo “playboy bonitão que quer salvar o mundo”.

Um outro problema do Batman é com as mocinhas de seus filmes. A sem-gracinha Katie Holmes interpretou a namoradinha do Homem-morcego em Batman Begins. Alegando agenda lotada, foi subtituída por Maggie Gyllenhall (nada contra a moça, só acho que ela não é apropriada para o papel).

Batman – O Cavaleiro das Trevas tem cenas de explosões e lutas para nenhum aficionado em adaptações de histórias em quadrinho botar defeito.

Why so serius?


Xenda Amici

Nenhum comentário: