segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cinturão Vermelho



Cinturão Vermelho

Título Original: Redbelt
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Direção: David Mamet

Sinopse
Mike Terry (Chiwetel Ejiofor) é um professor de jiu-jitsu que evitou o circuito de premiação, preferindo cuidar de uma academia de defesa pessoal e seguir o código de um samurai. Ele e sua esposa Sandra (Alice Braga) lutam para manter o negócio em funcionamento, mesmo que renda o mínimo possível. Até que um acidente do lado de fora da academia, entre o oficial de folga Joe Collins (Max Martini) e a advogada Laura Black (Emilly Mortimer), provoca uma grande mudança na vida de Mike.

David Mamet é um grande cineasta, que tem métodos bem diferentes de preparação de elenco, lançou alguns livros e lança, de vez em quando, um filme que sempre gera algum burburinho. Desta vez, Mamet entrou no mundo do jiu-jitsu, em especial pelos métodos desta luta no Brasil. Na trama principal, deparamos com o Brasil em destaque como uma grande potência em ensinamentos para este esporte. Ao vermos o título do filme, imaginamos cenas de ação com direito a membros quebrados e etc. Só que aí que Mamet nos surpreende, ele acaba inserindo o drama em uma trama que gira em torno de um esporte violento. O filme tem alguns elementos surpresa, que em certos momentos, acaba nos irritando. Depois de alguns eventos no início o filme, acaba se tornando parecido com uma novela da Globo, em que cada capitúlo uma surpresa é desvendada, surpresas que chegam a ser descartáveis, enfraquecendo o filme. Filme que tem como seus pontos altos as atuações do grande elenco de astros, dando destaque à brasileira Alice Braga, que faz o publico adorá-la e depois odiá-la. Emilly Mortimer também tem ótimos momentos no filme interpretando uma advogada com traumas e viciada em remédios. Chiwetel Ejiofor, o mocinho da hístoria, é tão mocinho que chega a ser tão chato, como os do Fábio Assunção. É um personagem que irrita de tanta perfeição. Os outros coadjuvantes só estão ali para dar um apoio à trama, assim sendo deixados pra lá em certos momentos.
Rodrigo Santoro, que interpreta o irmão de Alice Braga, faz um personagem que pouco é explorado, um vilão que, quando começa a ser vilão de verdade, o filme termina.
O filme não é ruim, mas também não é uma obra prima. Vale a pena ver pelos nossos atores que, por incrível que pareça, estão mais em destaque que os demais.
Cinturão Vermelho parece aqueles episódios especiais: dá pra ver, é divertido, mas não nos passa nada.

Por: Rubens de Farias
rubensdefarias@hotmail.com

Nenhum comentário: