quarta-feira, 16 de julho de 2008

Na Natureza Selvagem


EUA, 2007
Título Original: Into the Wild
Drama - 140 minutos
Direção: Sean Penn


Sinopse
Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

História envolvente + direção impecável + ótima fotografia + trilha sonora composta sob medida = obra-prima.

O ator, diretor e presidente do júri do último Festival de Cannes, Sean Penn, deu um tiro certeiro quando decidiu dirigir este projeto, e o executou cautelosamente: Penn esperou 10 anos para rodar a história verídica do jovem Christopher McCandless, relatada no livro Na Natureza Selvagem, escrito por Jon Krakauer, pois queria a aprovação total da família McCandless. Essa espera foi, provavelmente, a responsável pelo amadurecimento da idéia.

O esforço do jovem ator “queridinho da América”, Emile Hirch, deve ser destacado. Hirch emagreceu 18 quilos para viver o aventureiro Christopher - que usa o codnome Alexander Supertramp - e fez questão de não usar dublê nas cenas mais perigosas, como as de escalada e rafting.




Muitos closes e planos detalhes são usados, mostrando assim, elementos inusitados de cada cena. Acerto também na escolha da ordem cronológica em que a história é contada, pois facilita o entendimento de cada fase passada pelo personagem.

Grande injustiçado do Oscar, Na Natureza Selvagem é, para mim, e para outros tantos jovens que se identificaram com as andanças de McCandless, um road movie inspirador e cheio de poesia. Para ser visto e revisto quantas vezes for preciso.

Está no seleto hall dos filmes que te passam sensações e te fazem refletir, ainda mais se vc for jovem e pensar: "Foda-se tudo. Vou botar uma mochila nas costas e conhecer o mundo!" Experiência própria.

obs.: Recomendo a trilha sonora, toda composta e cantada por Eddie Vedder (Pearl Jam)
Download da trilha: http://rapidshare.com/files/89697506/Eddie_Vedder_-_Into_The_Wild_OST.rar.html

Xenda Amici

2 comentários:

Grilo Pensante disse...

Uia...
adorei a crítica...
fiquei com vontade de assistir...msmo nao sendo um gênero que eu venere...
Parece ser muito bom msmo...
adorei o blog...
estive olhando as outras criticas e nao encontrei sobre o batman...
merece destaque viu...rs

aqui deixo minha dica...hehe...
especialmente pela atuação do já falecido coringa (nao sei escrever o nome do autor...auhau)

Beijos e ♪ Cantos do Grilo ♪

http://felipepensador.blogspot.com/

Grilo Pensante disse...

ator*